Em tempos de crise e isolamento, passamos a perceber o quanto a presença on-line é essencial e importante para as organizações. O e-commerce, por exemplo, vem crescendo nos últimos anos e está em acelerada expansão.

Se for do desejo de sua empresa apostar nas vendas pela internet ou se você já está presente no virtual, pergunto-lhe: Você já preparou um planejamento para essa iniciativa? Se não, uma coisa é certa: o planejamento é primordial para iniciar qualquer projeto. Além disso, define questões como as ações de venda serão adotadas pelo seu negócio e qual a forma de atração dos clientes.

Alguns cuidados devem ser tomados antes de iniciar o planejamento de um e-commerce. Pensar no cliente que você deseja atingir, pesquisar a concorrência, definir as estratégias de venda, planejar um estoque dos produtos, criar uma logística de entrega, adquirir plataformas de qualidade e de confiança. 

1# CONHECER OS AMBIENTES DIGITAIS

Para vender no ambiente on-line é preciso que você conheça as possibilidades e as mídias disponíveis. Lembre-se que os indivíduos possuem experiências diferentes e consomem distintos canais de comunicação; por isso, conhecer as opções virtuais e saber utilizá-las da forma correta impulsiona as vendas de seu produto e coloca sua marca próxima do consumidor.

2# TENHA UM SITE SEGURO

No mercado digital, confiança e segurança são, sem dúvidas, fatores determinantes no momento da compra. Dessa forma, é preciso investir em um site seguro para que o cliente deposite suas informações e realize as transações de pagamento.

3# CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO

Você sabe qual é o público-alvo de seu produto/negócio? E quem são os consumidores “ideais”? Esses questionamentos são fundamentais para pensar em um mapeamento de perfis e criar ações assertivas. Ao construir o público-alvo de sua marca, reflita sobre pontos importantes como:

A) Como vou me comunicar com o público? Quem são eles?

B) Quais são os sites e as redes sociais em que estão presentes?

C) O que eles estão buscando e o que esperam da minha empresa?

D) Qual tipo de valores eles consideram importantes?

E) O que motiva a compra desse público?

Procure se colocar no lugar do cliente que chegará em você. Questione o que ele pode esperar de sua empresa, o que vai motivá-lo a comprar e o que fará ele voltar a comprar.

4# INVISTA EM RELACIONAMENTO

Investir em relacionamento é uma ferramenta que diferencia e impulsiona sua marca, mas que não gera resultado imediato. Para investir em relacionamento, é preciso estar ciente de que o resultado é gradativo, mas muito recompensador. Na internet, por exemplo, as informações são disseminadas com muita volatilidade e alcançam grandes proporções. Dessa forma, serve para perceber como relacionar-se bem com clientes e potenciais clientes é importante, pois, além de criar fidelização, as indicações são constantes.

DICAS

  • Conheça as oportunidades de mercado e as possibilidades de venda que a internet proporciona;
  • Inove, mas garanta que o seu público-alvo esteja preparado para suas inovações;
  • Planeje! Planejamento é fundamental para iniciar qualquer projeto.