Sua empresa se preocupa com a imagem dela? Existem ações estratégicas que podem melhorar os resultados de seu negócio, mas os empreendedores precisam realmente entender a importância e o valor que sua marca possui.

A marca não é apenas uma identidade visual ou um nome. A marca é um elo entre o consumidor e a empresa. Ela é responsável por transmitir os valores da empresa, expressar a personalidade, despertar um conjunto de sentimentos e criar relações com o cliente.

Ao longo dos anos, passamos a perceber que houve uma mudança de comportamento nos consumidores. Atualmente, além de mais críticos, informados e engajados, passaram a incorporar novos hábitos de consumo.  Estar atento a essas mudanças é fundamental para se diferenciar no mercado e acompanhar os novos movimentos.

1.1 Três cuidados importantes para a gestão de marca 

#REGISTRO DE MARCA

O registro de marca é um processo de natureza administrativa que deve fazer parte das primeiras iniciativas de sua empresa. Realizar o registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi) é a única forma de preservar a autenticidade de sua marca. Portanto, é um fator de extrema importância. 

Imagine que você iniciou uma empresa e investiu todos seus recursos. Após alguns meses, ela passa a conquistar clientes, reconhecimento no mercado e bons retornos financeiros. Agora, imagine que você terá de mudar o nome de sua empresa porque não se preocupou em registrar sua marca. E todo o investimento que foi feito? E a confiança que foi depositada pelos clientes em sua empresa?  Um prejuízo como esse pode comprometer não só a imagem, mas a vida de seu negócio.

#POSICIONAMENTO

Para definir o posicionamento de sua empresa, é essencial possuir os objetivos bem determinados. O posicionamento consiste em um alinhamento entre o seu produto e os valores de sua empresa; assim você definirá que tipo de mercado sua marca irá ocupar e como será percebida pelos consumidores. Se uma marca é capaz de traduzir seu posicionamento para o público, automaticamente você está justificando para seu consumidor o motivo pelo qual ele deve valorizar seu produto e o que vai diferenciar você da concorrência. 

#SEJA COERENTE

Saber se posicionar e fazê-lo de forma coerente é essencial para não gerar crises de imagem em uma empresa, especialmente com a celeridade da internet e das informações que nela circulam. Além disso, como já falamos anteriormente, hoje os consumidores são mais responsáveis e críticos no momento da compra; portanto, manifestações incoerentes ao projeto podem abalar sua marca, criando ameaças aos objetivos da organização e manchando a reputação pública. 

DICA

  • Marca é um elo entre a empresa e o consumidor.
  • Marca gera e cria relações de sentimento.
  • A gestão de marca é muito complexa e acontece de forma lenta.
  • Toda marca precisa de valores e de propósitos para suas ações. Não se esqueça de ser coerente!