Em tempos de crise, seja ela política ou econômica, temos percebido o quanto a comunicação é importante. Seja a comunicação interna ou externa, comunicar tornou-se essencial para se manter “vivo” em período de afastamento. Vivemos um momento singular e que é preciso readequar e realinhar estratégias existentes. Por isso, apostamos nesse momento que o marketing e o relacionamento podem ser ferramentas de importante diferencial para o presente e para o futuro do seu negócio.

Relacionamento: como um bom relacionamento com clientes pode ser convertido em venda?

Toda vez que alguém entra em contato com uma organização, um relacionamento passa a ser estabelecido. Compreender atitudes, características, interesses e preferências dos públicos com o qual se relaciona torna-se elemento essencial para converter um contato em um cliente fidelizado.
Para iniciar uma estratégia de relacionamento com os contatos potenciais que a sua empresa possui é necessário adotar ações que visem a estreitar a comunicação com os indivíduos de forma contínua e direcionada.

1# CONHEÇA O CLIENTE

O primeiro passo é conhecer o seu potencial cliente. Para isso, construir um banco de dados e mantê-lo sempre atualizado auxilia nas estratégias que serão adotadas para conquistar o seu lead (LEAD: POTENCIAL CONSUMIDOR DE UMA MARCA). É aconselhável que o foco das informações seja a qualidade e não a quantidade. Sendo assim, priorize as informações como faixa etária, faixa de renda, localização, gênero, entre outras, desde que importantes para criar suas ações de venda.

2# CRIE AÇÕES PARA CADA TIPO DE CLIENTE

Para que os leads que sua empresa recebe se convertam em vendas, é preciso entender que cada indivíduo busca soluções distintas, e você não poderá oferecer para todos a mesma forma de solução. Quando adotadas ações personalizadas, o potencial cliente passa a sentir-se especial e com suas preocupações ouvidas. A fim de manter esse relacionamento, não poupe recursos para se aproximar de seus clientes. As possibilidades são muitas e cabe a você entender quais são as mais eficazes para cada grupo potencial.

3# OUÇA SEU CLIENTE

Em conjunto com boas estratégias de relacionamento, é preciso saber ouvir o que o cliente tem a dizer. Tome como princípio que se esse lead chegou na sua empresa existe uma motivação, alguma necessidade ou algo que precisa ser solucionado. Por isso, é preciso ser um bom ouvinte e saber oferecer soluções que estejam dentro da realidade que o cliente está buscando.

4# BUSQUE O FEEDBACK

Alinhando as dicas acima, a ferramenta do feedback possibilita que a empresa entenda os erros, os acertos e os pontos que podem ser melhorados. Nem sempre os retornos serão positivos, mas esse é o segredo de instigar o retorno dos públicos potenciais, pois se acaba gerando melhor desempenho nas atividades, nos atendimentos, no comportamento de equipe e até mesmo na revisão das ações vigentes.

DICAS

Crie e planeje ações estratégicas que pensem em seu cliente de forma contínua.
Mantenha um bom relacionamento com todos os públicos com que sua empresa se relaciona. Os clientes são essenciais, mas não se esqueça dos públicos que movem seu negócio.
Ofereça soluções eficientes, mas também saiba ouvir as necessidades dos clientes.